(51) 3217.2666

Notícias

ESTUDO QUE ESTA SENDO REALIZADO POR MÉDICO DA NUCLIMAGEM VAI APRESENTAR NOVIDADES NA PREVENÇÃO DO INFARTO

Publicado em 26 de junho de 2014

A tese de doutorado do dr. Roberto Luiz Borges, responsável técnico pela área de cardiologia da Nuclimagem, aborda a importância do uso de cintilografia miocárdica em pacientes assintomáticos incluídos em grupos de risco.

Raramente, pacientes com fator de risco e eletrocardiograma normal são orientados a realizar exames de cintilografia miocárdica. O que esta pratica não mostra é que pacientes com este diagnóstico podem apresentar isquemia miocárdica. Os exames de cintilografia miocárdica podem detectar esta doença, realizando o diagnóstico e possibilitando uma mudança de conduta terapêutica, desta forma, atuando na prevenção de infarto futuro. O desenvolvimento e confirmação ou não desta hipótese encontra-se no seu estudo de doutorado, realizado na Universidade Italiana de Rosário (Argentina), com conclusão prevista para próximo ano.

Os estudos do médico nesta linha de pesquisa não vão parar por aí. Seu projeto de pós-doutorado já está aprovado por duas universidades – Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e Florida Christian University, nos EUA.

 Perfil

Dr. Roberto Luiz Borges, responsável técnico pela área de cardiologia da Nuclimagem. Tem como missão reforçar a cultura cientifica e acadêmica na clínica. Medico há 22 anos e especialista em cardiologia há 18 anos. Formado cardiologista pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, mestre em Diagnostico Molecular pela ULBRA, MBA em Gestão na área da Saúde pelo MANDIC, em São Paulo, e doutorado em conclusão pela Universidade Italiana de Rosário, Argentina. Tanto no mestrado como no doutorado, teve orientadores do Instituto de Cardiologia. Seus trabalhos de mestrado e dados preliminares do doutorado, já foram apresentados em congressos.