(51) 3217.2666

Notícias

Você sabe quais os principais exames solicitados pela Traumatologia?

Publicado em 6 de outubro de 2019

Do que se trata a traumatologia?

A traumatologia, como o nome mesmo sugere é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. Trauma é todo o choque sofrido pelo corpo por diversas causas, atingindo o esqueleto, ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos.

Esta especialidade médica possui uma procura por parte dos pacientes gigantesca, já que muitas pessoas possuem problemas crônicos que as afetam na qualidade da sua locomoção.

Para entender bem o que está acontecendo, com a região afetada, os médicos ortopedistas necessitam de exames específicos para uma melhor compreensão do tratamento que é cada vez mais específico.

Alguns exames solicitados com frequência:

• Exames de Raio x: Esse muitas vezes, é o primeiro procedimento a ser solicitado por parte dos médicos. O exame permite, na fase inicial de forma simples e rápida uma primeira avaliação diagnóstica, que poderá orientar outras investigações.

• Ressonância Magnética: É uma técnica investigativa que depende muito do equipamento (aberto ou fechado) sua potência magnética para identificar estruturas do corpo . Os equipamentos de campo aberto são mais utilizados para pessoas claustrofóbicas e problemas no sistema músculo esquelético. Os fechados para grandes cavidades e órgãos mais profundos.

• Tomografia computadorizada: A Tomografia permite um acesso rápido com muita eficiência para uma grande maioria de doenças agudas e crônicas, sendo o equipamento mais utilizado nas emergências médicas.

• Ultrassom: Estes exames são os melhores em custo benefício para paciente. De manejo médico, tem acesso a cavidades, articulações e vasos de todo corpo, permitindo diagnósticos rápidos e valiosos, principalmente no pronto atendimento.

• Medicina Nuclear- Um dos exames principais da Medicina Nuclear para os ortopedistas é a cintilografia óssea. Nesse processo são obtidas imagens de todo o esqueleto nas projeções anterior e posterior. Essa técnica permite observar o estado fisiológico (metabólico) dos ossos de uma forma não invasiva em agressões pouco intensas ou imperceptíveis aos outros métodos.

Para mais informações: entre em contato conosco (51) 3217.2666